sexta-feira, 10 de junho de 2011

31º lugar - é a posição que o Brasil ocupa numa lista de 44 países em relação à Língua Inglesa

É uma vergonha, mas é a realidade.
Esse título refere-se a uma reportagem que a revista Nova Escola publicou no exemplar de número 243- junho/julho 2011, a qual argumenta sobre o descaso que a Língua Inglesa enfrenta nas escolas e pelo próprio país.
São décadas que a Língua Estrangeira é considerada apenas como uma matéria a mais no currículo escolar e não é vista como uma língua que possui sua origem e sua cultura. Como diz na matéria da revista "é para inglês ver". Contudo, se o problema ficasse apenas nessa questão, talvez a solução pudesse chegar mais rápido. Acontece que além do desprezo há outro fator, a falta de profissional na área. Muitos professores de inglês que estão atuando em sala de aula sequer estudaram para tal disciplina, muitos inclusive são formados em outras especialidades, mas por ter tido Inglês em sua grade curricular são considerados aptos em lecionar. Isso é terrível. Uma língua não se aprende apenas em um semestre ou dois, e sim longos anos de muita dedicação e empenho. Requer competência em todas as habilidades: falar, ouvir, escrever e ler e, não apenas na aquisição da habilidade de leitura como defende os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Enfim, este 31º lugar em que o Brasil se encontra tem que mudar e, para isso, governantes, diretores e a sociedade devem conscientizar de que o Inglês em escola não pode ser considerado "banal". Dizer isso é andar na contra mão em um mundo globalizado, andar na contra mão no desenvolvimento de seu próprio país. Pensem nisso. Aprender Inglês não é luxo hoje em dia e sim necessidade.

Patrícia.

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